-
Arquitetos: Orfali & Ehrenfeld
- Área: 90 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Aceros AZA, Bío Bío, Cintac®, Dap Ducasse, GE Lighting, Gamma color, Grau, Instapanel, Kitchen Center, Masisa, Volcan, Área Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O exercício consistiu na modificação e extensão de uma casa construída nos anos 60. Localizada em uma topografia plana de 289 m², a casa de um nível e 74m2 construídos, dispunha de dois dormitórios, uma pequena sala de estudo, banheiro, cozinha fechada e sala de jantar.
Os proprietários, um jovem casal com filhos pequenos, pediram que a operação contemplasse principalmente três coisas: flexibilidade programática, que funcionaria tanto para a vida de brincadeiras infantis como para encontros com familiares e amigos; que a casa se banhasse de luz natural e que os espaços permitissem uma supervisão sobre as crianças.
Com um orçamento limitado, a ampliação (de 16m²), contemplava basicamente a construção da suíte do casal. Pensamos numa materialidade que dispensasse os revestimentos, assim, optamos por novas paredes estruturais, de tijolo reforçado por uma estrutura de aço, de confecção simples e rápida. Isso também foi feito com o chão, onde foi aplicada uma tinta de alto tráfego.
A principal ação se centrou em desenhar uma nova relação entre a casa e seu quintal. Para isso, o programa foi ordenado de modo que permitisse gerar um diálogo entre interior e exterior. Outros importantes passos para atingir este objetivo foi a criação de aberturas que mantém a permeabilidade entre ambos os espaços, além um ambiente que funciona como uma varanda, que é aberto ao exterior, mas protegido do sol.
Com isso, geramos espaços interiores iluminados, com uma sala de estar que se tornou o centro das atividades sociais da casa, enquanto o pátio, que só pode ser acessado através da casa, suporta no exterior a vocação dos recintos com os quais se conecta.